link whatsapp BATERIAS FLORIANÓPOLIS SC 24 horas - Casa das Baterias MOURA DELIVERY 24H - Eletro Vanio Desde 1979: Como saber se a bateria do carro está fraca e precisa de ser recarregada ? Eletro Vânio Baterias

Google Street View

Nossa loja

Conheça nossa estrutura fazendo um tour virtual!


                                                                    Ver mapa maior.  

sábado, 4 de abril de 2015

Como saber se a bateria do carro está fraca e precisa de ser recarregada ? Eletro Vânio Baterias

Como saber se a bateria do carro está fraca e precisa de ser recarregada ?



Fique a conhecer quais os sintomas que a bateria do seu carro poderá apresentar quando está fragilizada e saiba o que fazer para prevenir-se. Evite surpresas desagradáveis e aprenda a rentabilizar o seu dinheiro na manutenção do seu carro. Só assim consegue diminuir o stress e usufruir de todos os prazeres que a condução lhe oferece.

A bateria do carro: o que é?

A bateria é uma das peças essenciais para o funcionamento correto de um carro. Tem duas funções primordiais: fazer arrancar um veículo e fornecer energia a todos os componentes elétricos do carro, como o ar condicionado, as luzes, o rádio, entre outros.
A bateria também protege todos os acessórios internos de ações mecânicas externas e desempenha um efeito de isolador térmico.
Uma bateria é constituída por placas internas positivas, negativas e separadoras que permitem a passagem da corrente elétrica e evitam os curto-circuitos. As baterias são compostas por óxido de chumbo (ácido sulfúrico e água) e são cheias com eletrólitos (ácido de bateria) que permitem colocar o motor do carro a trabalhar ou ligam qualquer acessório elétrico do seu veículo.
No fundo, a bateria é o reservatório onde se concentra toda a energia de um veículo e se não estiver carregada, o carro não é alimentado e, consequentemente, não anda.

As razões que conduzem a uma bateria fraca

Uma bateria tem um ciclo de vida de aproximadamente 4 anos. Contudo, a data de validade não é linear, existem sintomas e épocas específicas que podem fragilizar o funcionamento da bateria de um carro.
A causa mais evidente de uma bateria fraca é quando o carro apresenta sérias dificuldades em iniciar a sua marcha, por exemplo, quando pela manhã é obrigado a dar várias vezes à chave para que o seu carro pegue. Este sintoma poderá ser sinónimo de uma bateria fragilizada.
Um outro fator que condiciona a prestação da bateria de um carro é a chegada do Inverno. Fatores como a humidade no ar, o frio, o ligar os faróis mais cedo, a utilização do sistema de desembaciamento e o limpa para-brisas, são alguns dos componentes elétricos que são muito utilizados no Inverno e que acabam por desgastar a bateria.
Tenha em mente que deve utilizar água destilada para completar o nível de água de uma bateria, pois, a água da companhia tem cloro e a presença deste afeta o funcionamento das placas. Por outro lado, a falta de água na bateria pode significar a sua perda, já que as placas ficam coladas uma à outra e entram em curto-circuito.
Se durante uma viagem de automóvel sentir um cheiro intenso a ácido, pare imediatamente o veículo e examine se a bateria se encontra muito quente. A confirmar-se, é possível que o alternador esteja a carregar a bateria de uma forma excessiva e isso pode conduzir à sua explosão.
Também é de realçar que se o carro estiver imobilizado há muito tempo, é natural que a bateria tenha sido descarregada automaticamente e, dessa forma, será necessário carregá-la novamente.

Como ver se a bateria está fraca

Para verificar se a bateria do seu automóvel está fraca, é necessário cumprir com os aspetos  seguintes:
  • Fazer um teste gratuito à bateria do automóvel para ver se, de facto, o problema está relacionado com a bateria ou com o carregamento do alternador. Para o fazer, dirija-se a um eletricista mecânico ou a uma loja que vende baterias e verifique se a sua tem, no mínimo, 12 volts.
  • Verificar a conexão do cabo da bateria (se esta não for selada), da correia do alternador e o nível da água da bateria, uma vez que estes elementos podem ser os causadores de uma bateria fraca.
  • Observar as luzes dos faróis quando o automóvel se encontra em funcionamento. Se a iluminação for irregular, é sinal de que a bateria não está a ser carregada da forma mais adequada e isso poderá indiciar que existe algum problema no alternador do veículo.
  • Conferir a oxidação dos polos da bateria ao verificar se estes têm uma espécie de pó esverdeado. Quando existe muito óxido, o alternador não consegue carregar a bateria devido à baixa amperagem. Para que isso não aconteça, deve desconectar os terminais da bateria e limpá-los com o auxílio de uma lixa.

Tipos de bateria

Existem várias baterias no mercado com a mesma voltagem e amperagem que pode adaptar para o seu automóvel. Contudo, tenha em atenção que as baterias são divididas em dois tipos: as baterias seladas e as não seladas.
As baterias seladas são as que não necessitam de manutenção, não existe forma de verificar o nível da água e têm capacidade para durar toda a vida útil (4 anos) sem recarregar.
No que diz respeito às baterias não seladas, estas podem ser recarregadas e necessitam de manutenção. É aconselhável que verifique sempre o nível da água uma vez por ano para que quando iniciar a marcha, o seu automóvel não lhe pregue nenhuma partida.

Como recarregar a bateria do carro

Quando a bateria de um carro está fraca é necessário recarregá-la, mas não o faça de forma aleatória. Pode recarregar a bateria de um carro, desde que a mesma não esteja selada, em qualquer oficina de eletricidade ou então com um carregador próprio. Na eventualidade de o fazer sozinho, tenha em atenção algumas regras que lhe permitem restaurar o poder total do automóvel.
Faça testes à bateria: Antes de qualquer recarga da bateria, observe os resultados que a bateria obtém quando é medida pelo voltímetro (aparelho que analisa o estado da bateria). Se o resultado for amarelo ou claro, ou caso o eletrólito esteja abaixo do nível mínimo, não adianta recarregar a bateria, os problemas manter-se-ão e, neste caso, a única solução é a compra de uma nova bateria;
Limpe a bateria: Verifique se os terminais da bateria e as respetivas braçadeiras estão limpas. Se estiverem com uma massa branca ou esverdeada é muito importante limpá-las, para que não exista nenhum curto-circuito;
Carregue a bateria: Em primeiro lugar, desligue a bateria começando pelo polo negativo (-).Depois, através de cabos, ligue o carregador à bateria e carregue-a a uma temperatura ambiente e num local isolado. Assim, a bateria não aquecerá em demasia e a emanação de gases será menor. Não mexa muito com a bateria para que o ácido não verta. Quando colocar a bateria em funcionamento, deve ligar primeiramente o polo positivo (+) e só depois o negativo (-) para que a bateria não descarregue;
Movimente a bateria: Em intervalos regulares de aproximadamente uma hora, movimente ou incline a bateria para homogeneizar o eletrólito;
Acompanhe o recarregamento: O tempo de carga de uma bateria varia de acordo com os amperes do carregador, do tempo de utilização e do estado de carga de uma bateria. Acompanhe todo o processo de forma atenta.
A bateria é, sem dúvida, uma das peças automóveis mais importantes de um carro. Sem bateria o carro não arranca e a parte elétrica não é alimentada. Existem pequenos gestos que o condutor pode colocar em prática de forma a retirar a máxima segurança e comodidade do seu automóvel. Ao recarregar uma bateria de um carro, o condutor poupa muito tempo e muito dinheiro e é uma das formas mais eficazes de assegurar a manutenção de um carro.

Fonte: http://amolgadelas.com/artigos/como-saber-se-bateria-carro-esta-fraca-precisa-ser-recarregada



Eletro Vânio Baterias Resenha feita por Vânio Baterias em 30. Prêmio Top de Marcas 2014 A Eletro Vânio Baterias recomenda: Precisou de baterias ? Venha você também conhecer o Shopping das Baterias em Florianópolis SC, o lugar certo para trocar a bateria do seu carro. Classificação: 5

Nenhum comentário:

Postar um comentário