link whatsapp BATERIAS FLORIANÓPOLIS SC 24 horas - Casa das Baterias MOURA DELIVERY 24H - Eletro Vanio Desde 1979: A importância da manutenção preventiva em baterias e alternador.

Google Street View

Nossa loja

Conheça nossa estrutura fazendo um tour virtual!


                                                                    Ver mapa maior.  

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

A importância da manutenção preventiva em baterias e alternador.


Por: Gabriela Rabinovici
Primeiramente, como funciona o alternador e a bateria? Para uma rápida conceituação, a energia originada pelo alternador carrega a bateria e alimenta o sistema elétrico, que é composto por motor de partida, sistema de ignição e injeção, som e faróis.
Os especialistas recomendam verificar alternador e bateria, pelo menos, uma vez ao ano para evitar panes e garantir mais segurança, economia de combustível e o bom funcionamento do veículo.
Se o alternador apresentar problema, o carro passa a depender da bateria, sobrecarregando-a e descarregando-a por inteiro em poucas horas. A manutenção preventiva e alguns cuidados diários prolongam a vida útil dos dois dispositivos.
Dicas:
- Evite descargas profundas da bateria, como por exemplo, esquecer os faróis, som ou luzes internas ligadas;
- Verifique sempre o estado das correias e polias. Se houver danos deverão ser substituídas;
- Temperaturas extremas, principalmente o frio, causam contração dos componentes metálicos do motor, dificultando a partida do carro e aumentando o consumo de energia;
- Ao verificar os componentes, o regulador de tensão do alternador não deve ser esquecido, pois ele controla a quantidade de energia fornecida à bateria e precisa estar bem ajustado para evitar que a carga seja inferior à necessária;
- Fique de olho nos faróis. Oscilação das luzes indica problema na bateria ou alternador;
- Preste atenção no painel do carro, se a luz da bateria acender, provavelmente há problema no alternador;
- Evite instalar muitos equipamentos no carro, isso sobrecarrega a bateria;
- Fique atento para não comprar peças falsificadas. Exija o selo do Inmetro e o certificado de garantia!

Bateria de carro: quando trocar?

Não é simples determinar o período de vida útil das baterias automotivas. Enquanto algumas duram até 4 anos, outras não passam de 2 anos, dependendo da qualidade da peça, manutenção e como foi feita a instalação elétrica do veículo, no entanto, para saber mesmo em que condições ela está, só fazendo a revisão da bateria e do sistema elétrico.

Algumas falhas da bateria não devem passar despercebidas pelo motorista, do contrário, pode ser tarde. Partida pesada pela manhã, luzes dos faróis mais fracas, rachaduras, líquido vazando pela bateria, alta exigência do alternador após as partidas, dificuldade de partida depois de utilizar algum acessório eletrônico como cd player, vidros elétricos, ar forçado etc. Qualquer anormalidade citada deve ser repassada para o profissional especialista para que ele dê o diagnóstico correto. Lembrando que esses sinais de desgaste podem ser agravados com o clima frio e, caso haja negligência, quando menos se espera, o carro faz um barulho e adeus bateria.
Alguns consideram fácil trocar a peça por conta própria, mas o certo é deixar que uma mecânica de confiança realize o serviço, até porque o item pesa em torno de 18 quilos. Primeiramente, o profissional vai analisar como estão as placas metálicas dentro da bateria. Se houver sulfato acumulado (resíduo azul ou esbranquiçado), ela perde a capacidade de produzir e armazenar eletricidade. Outros testes de carga serão feitos com equipamentos eletrônicos para constatar se há necessidade de substituição da peça.
Na hora da compra de uma nova bateria, é muito importante escolher o modelo certo, seguindo as especificações físicas  e técnicas. Ela precisa caber no compartimento e o descarte da peça velha deve ser feito pelo proprietário do veículo em empresas especializadas. Por conter chumbo, se for jogada em qualquer lugar, pode contaminar o meio ambiente.
Curiosidades:
- O clima quente como do Norte e do Nordeste diminui a vida útil da bateria;
- Deixar a bateria descarregada por muitos dias pode “sulfatar” prematuramente a peça;
- O famoso “tranco” não é aconselhável. Para fazer a bateria funcionar recorra à “chupeta”, ligando a bateria velha à outra nova, tendo a devida atenção para ligar o polo positivo com positivo e negativo com negativo.

Por: Gabriela Rabinovici
Fonte: http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/alternador-e-bateria-a-importancia-da-manutencao-preventiva/
Fonte: http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/bateria-de-carro-quando-trocar/

Nenhum comentário:

Postar um comentário