Como retirar o zinabre da bateria do carro
O nome pode parecer estranho, mas você, com certeza, já deve ter visto por aí ou mesmo ter tido problema com ele.
Conhecido também como azinhavre, o zinabre nada mais é do que a camada (crosta) de cor verde resultante da oxidação do cobre ou ligas que contêm cobre, como o latão.
O cobre a as ligas metálicas que contêm cobre, como o latão ou o bronze, quando expostas ao ar úmido contendo gás carbônico, lentamente se oxidam, ficando cobertas por uma pátina de cor azul esverdeada.
No caso da bateria, principalmente no inverno, o zinabre resulta da reação química de três elementos: o ácido sulfúrico, o oxigênio do ar e o metal do pólo ou do conector.
A reação química que forma o zinabre ocorre quando o ácido sulfúrico do eletrólito, líquido presente no interior das baterias, é derramado sobre pólos e conectores. Isso ocorre por três razões: excesso de eletrólito, porosidade do metal ou existência de espaços vazios entre a bucha e o pólo da bateria.
Depois que o zinabre se forma ele impede a passagem da corrente elétrica, comprometendo o desempenho da bateria, promovendo falhas no carregamento, aquecimento dos cabos, falhas no funcionamento de sistemas eletrônicos e problemas na hora da partida.
O zinabre pode ainda se espalhar por outros componentes do motor e até corroer a tinta da lataria. Contudo, é essencial que a oxidação seja limpa o quanto antes.
Utilizar graxa, vaselina, entre outros produtos para limpar, não adiantará em nada, pois o problema está no contato da selagem e a torre de chumbo.
Para retirar o zinabre em casa, um simples banho de água quente já é o suficiente para remover o material impregnado no pólo da bateria. Porém, tome bastante cuidado para não jogar a água em outros componentes elétricos, concentre-se apenas no zinabre.
Existe no mercado um feltro embebido com um agente químico, à base de petróleo, que ajuda a conter o vazamento. É uma solução preventiva, mas que não consegue evitar erros humanos como retirar a bateria de forma bruta e/ou errônea.
Por isso, fique atento! Não provoque a perda da sua bateria. Procure sempre um estabelecimento com profissionais capacitados para que os mesmos possam resolver o seu problema. www.vaniobaterias.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário