Google Street View

Nossa loja

Conheça nossa estrutura fazendo um tour virtual!


                                                                    Ver mapa maior.  

quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Historia Bateria Automotiva - #EletroVanioBaterias

História da Bateria de Carro


Apesar dela ser peça fundamental para o funcionamento dos veículos, pouca gente sabe como a bateria foi criada e o porque da sua invenção. O italiano Alessandro Volta em meados de 1800 inventou a pilha não recarregável. Daí em diante outros experimentos foram sendo testados e aperfeiçoados. Em 1859, o físico francês Gaston Planté idealizou uma bateria para acumular energia elétrica, naquela época já era constituída de duas placas de chumbo, separadas por placas de borracha imersas em uma solução diluída de ácido sulfúrico.


Dessa descoberta nasceu, então, posteriormente as baterias de carro recarregável. Mas os primeiros automóveis não funcionavam como conhecemos atualmente, eram à base de magneto para alimentação da bobina e das velas, sendo que a partida era à base de manivela e a luz era alimentada com gás de carbureto gerada por um pequeno aparelho instalado no próprio carro, cujo gás alimentava diretamente o farol, dá pra imaginar tamanho esforço apenas para ligar o carro?


Só após algumas décadas de estudo e experimentos foi possível em 1912 viabilizar a ignição por bateria. Daí em diante os novos carros registravam cada vez mais grandes melhorias e passaram a vir equipados com a partida elétrica tendo uma fonte de energia (bateria automotiva) e uma fonte de produção de corrente (dínamo ou alternador), sendo a luz alimentada pelo próprio sistema elétrico separado. Este é o modelo de funcionamento que é aplicado até os dias de hoje. www.vaniobaterias.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário