Sim! Em épocas de temperaturas mais baixas é comum que as baterias fiquem completamente sem carga.
Isso acontece porque, o combustível do automóvel tem mais dificuldade de se vaporizar — sendo difícil para a gasolina, mas pior ainda para o etanol. É por essa razão, inclusive, que a maioria dos carros flex injetam gasolina no tanque de combustível para o motor conseguir funcionar em manhãs frias.
Sendo assim, se o motor possui mais dificuldade de ligar, a bateria — responsável por iniciar a partida do veículo — é exigida mais do que o comum, o que pode resultar em falhas no seu funcionamento.
Além disso, com a temperatura amena, o óleo do motor fica com um aspecto mais viscoso, o que dificulta o movimento de deslize entre as peças móveis do motor umas contra as outras. Dessa forma, a bateria é mais exigida do que o comum para poder vencer a resistência criada pelo aspecto do óleo gelatinoso e acionar o motor.
E, ainda, durante o frio, a bateria possui maior dificuldade de fornecer corrente elétrica. Isso se dá pois a peça funciona a partir de reações químicas em seu interior, que dependem da temperatura ambiente para acontecerem. Quanto mais frio, mais difícil é para que essas reações químicas ocorram. www.vaniobaterias.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário